Sustentabilidade

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade é responsável por disseminar, aplicar, monitorar e reportar os assuntos relacionados à sustentabilidade. O time é composto por representantes de todas as áreas da companhia, com reporte direto para a Diretoria Executiva da Sequoia. O comitê tem premissas de comportamentos e atitudes, como segue:

  • Ser consciente sobre a importância do tema sustentabilidade para a empresa;

  • Ser experiente no assunto;

  • Sensibilizar através das suas experiências;

  • Ser consistente na fala e nas atitudes.

Pilar Social

O pilar social da sustentabilidade sugere a igualdade dos indivíduos, baseado no bem estar da população. Para que isso ocorra, é necessária a participação da população, com intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde.

Nesse sentido, a Sequoia desenvolveu alguns programas, mostrados a seguir:

  • Formação de jovens através dos programas: Sementes (aprendizes) e Talentos (estagiários) e expansão contínua de novas turmas;

  • Reduzir as desigualdades através do programa de Aproveitamento interno, principalmente para as trilhas iniciais de carreira e planejamento de sucessão interna.

Além disso, temos o compromisso de respeitar e valorizar nossos colaboradores, aplicando as diretrizes do nosso Manual de Conduta Ética.

Pilar Ambiental

O pilar ambiental da sustentabilidade abrange a preservação e a manutenção do meio ambiente. É importante notar que, para que a sustentabilidade ambiental seja efetiva, é preciso que as pessoas estejam em harmonia com o meio ambiente. Este pilar tem como objetivo que os interesses das gerações futuras não estejam comprometidos pela satisfação das necessidades da geração atual.

Neste sentido, a Sequoia adotou algumas iniciativas para reduzir o impacto ambiental causado por nossas atividades:

  • Redução de emissão de CO2 (Km/rodado);

  • Redução de resíduos, através do programa de reciclagem;

  • Redução de resíduos orgânicos;

  • Redução de uso de plástico, através de programa de eliminação de copos plásticos nos ambientes administrativos;

  • Redução de papéis, através do processo de baixa mobile e conscientização do uso correto de materiais.

Nossas ações já implantadas:

  • Coleta Seletiva, por meio de ecopontos estrategicamente espalhados no nosso maior Centro de Distribuição – Embu das Artes, com o objetivo de promover a reciclagem de materiais, minimizando os impactos ambientais ao poupar matéria-prima, água e energia, além de reduzir o envio de lixo para aterros.

  • Implantação de um biodigestor no restaurante do Mega CD, sistema onde é feita a degradação da matéria orgânica por ação microbiológica, que gera dois produtos: biogás e biofertilizante. Com este processo, daremos destino correto aos resíduos orgânicos gerados no restaurante, além de reduzirmos as contas de despesas com gás de cozinha e biofertilizante para áreas verdes.

  • Em operações estratégicas, trocamos os filmes stretch por cintas reutilizáveis, com foco em reduzir o impacto causado pelo uso de plástico na acomodação dos produtos no armazém.

  • Implantamos uma campanha de troca de hábitos, incentivando o uso de canecas e squeezes ao invés dos tradicionais copos plásticos, que são mais ofensivos ao meio ambiente. Os colaboradores passaram por uma conscientização e receberam um kit com caneca e squeeze personalizados.

  • Formamos mais de 77 jovens, através do programa Sementes (aprendizes). O programa objetiva identificar jovens potenciais nas comunidades ao entorno das localidades em que a Sequoia atua, dar oportunidade e prepará-los para o mercado profissional, assim como capacitar profissionais para assumir futuras posições dentro da empresa. Esse programa tem como púbico alvo adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social, ao entorno da companhia.

  • Formamos mais de 21 jovens através do programa Talentos (estagiários). O programa visa identificar e desenvolver jovens potenciais estudantes de universidades nas comunidades ao entorno dos locais da empresa, alinhados à Cultura da Sequoia, que possam contribuir para os resultados da empresa com uma visão inovadora. Fomos premiados em 2019 pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) como melhor programa de estágio do estado de SP e Nacional.

  • Aproveitamento Interno (Cresce Sequoia): criamos oportunidades para aproveitamento interno, pois acreditamos que o crescimento da Sequoia só é possível se crescermos juntos, através da preparação/capacitação dos nossos colaboradores para posições futuras (Academia de Liderança e Colaboradores). Neste programa, anunciamos as vagas operacionais e administrativas disponíveis e os colaboradores, seguindo pré-requisitos, candidatam-se e passam pelo processo seletivo. O mesmo processo é válido para posições de liderança. Mensalmente, após todas as movimentações efetivadas, a área de comunicação interna apresenta à companhia todos os colaboradores movimentados através do Programa Cresce Sequoia. Saímos de 14% de aproveitamento interno em 2017 para 69,3% em 2019.

Temos muito por fazer, pois sustentabilidade é uma atitude e reflexão constante.

O Programa de Sustentabilidade da Sequoia foi criado com o objetivo de desenvolver uma cultura que reforce o comprometimento e a responsabilidade da companhia com os três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. Entendemos que os três precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça.

Nosso compromisso com a sustentabilidade está ancorado em nosso princípio corporativo – inovar com sustentabilidade para gerar valor. Por isso, a companhia está atenta às questões ambientais, sociais e financeiras, a fim de mapear os impactos de sua operação, fortalecendo uma cultura de atuação mais responsável. Prezamos por uma operação interna mais sustentável, com soluções que visam reduzir a utilização de recursos, preservar o meio ambiente, garantir a dignidade humana atuando ativamente nas comunidades em que está inserida e garantir a prosperidade aos seus stake holders.

Como resultado da nossa atuação nessas iniciativas, possuímos as certificações ISO 9001, que atesta o padrão de qualidade dos nossos processos; ISO 14001, voltada à gestão ambiental. Além de iniciativas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Carta do Presidente – Nosso compromisso