Tecnologia própria e escalável, oferecendo aos clientes uma experiência diferenciada e customizada, com alta eficiência operacional.
Nove dos doze sistemas operacionais da Companhia são proprietários e foram desenvolvidos internamente, conferindo à Sequoia um alto nível de flexibilidade e rápida implementação de serviços, reduzindo a dependência da Companhia a softwares de terceiros. A tecnologia própria confere escalabilidade aos negócios da Companhia, uma vez que é possível expandir o volume de operações sem precisar realizar investimentos adicionais relevantes.
A plataforma de tecnologia própria e escalável permite a prestação dos serviços com eficiência operacional aos clientes da Companhia e seus respectivos clientes, em um mercado em que é essencial diminuir o potencial de reclamações pelo cliente final.
A Companhia atende nove dos onze maiores players de e‐commerce no Brasil, além de outras companhias líderes em outros setores tais como telecomunicações, serviços financeiros, grandes varejistas, bens de consumo, educação, eletrônicos e farmacêutico.
Exposição ao mercado de e‐commerce no Brasil, que está em alto crescimento e é sub explorado.
O Brasil testemunha um forte aumento em compras online de bens de consumo, principalmente produtos de varejo, como eletrônicos e vestuário. De 2018 a 2020, o volume de mercadorias no e‐commerce brasileiro cresceu 32% ao ano, segundo dados do Ebit | Nielsen, Webshoppers. De acordo com dados do eBIT, Forrester, é estimado que o setor cresça, em número total de vendas, aproximadamente 250,0% entre 2019 e 2025 (CAGR de 23%), passando de R$107 bilhões no ano de 2019 para R$377 bilhões no ano de 2025. Em 2020, a taxa de utilização do e‐commerce no Brasil foi de 11,0% como percentual do varejo total, muito inferior à taxa de outros países, como a China (27,0%) e os Estados Unidos (15,2%).
A Companhia acredita que a rápida expansão do e‐commerce brasileiro, que continua altamente dependente dos Correios, aumentará ainda mais a demanda pelos seus serviços, criando mais oportunidades de crescimento para a Companhia.
Proposta de valor, com modelo de negócios de baixa necessidade de capital (asset light), escalável e flexível.
Todos os ativos imobiliários utilizados nas operações da Companhia são alugados ou pertencentes a parceiros, permitindo que seja possível expandir a operação com uma baixa necessidade de investimento em ativos fixos. As bases da Companhia, assim como de seus parceiros, estão estrategicamente localizadas pelo país de forma a estarem próximas dos consumidores finais, possibilitando uma maior densidade e escala nas etapas intermediárias do transporte (long‐haul), e diminuindo o tempo e a distância percorrida na etapa final (last‐mile).
Devido à capilaridade de malha e eficiência operacional, a Sequoia tem a capacidade de realizar entregas de forma rápida mesmo em regiões afastadas das grandes capitais e regiões metropolitanas do país – um de seus grandes diferenciais em relação a seus concorrentes. A frota da Companhia é composta majoritariamente por veículos terceirizados e monitorados por tecnologia (97% da frota é terceirizada).
A Sequoia realiza o monitoramento completo de sua frota – própria ou terceira – por meio de sistemas de tecnologia própria, resultando em aumento do nível de qualidade de entrega e redução de perdas. Por meio do seu modelo de parcerias, a Companhia busca prestar serviços ágeis, confiáveis, em todo o território nacional, sem depender dos serviços dos Correios, detendo controle de nossas operações.
O modelo de negócio com estrutura enxuta de ativos (asset light) confere à Companhia flexibilidade operacional e a possibilidade de escalar sua capacidade, para cima ou para baixo, de acordo com a demanda e características regionais. A necessidade de investimentos (capex) para as operações é baixa e é principalmente dedicada a automação e tecnologia de gestão das etapas das operações, incluindo segurança e monitoramento online da frota.
Administração experiente, apoiada por sócios experientes no setor e altos padrões de governança.
A Companhia teve o início de suas atividades em 2010, visando construir um modelo de negócio de logística especializado, personalizado e focado na pontualidade e velocidade da entrega. Em 2014, a Companhia recebeu um aporte financeiro de uma afiliada de determinados fundos de private equity administrados pela Warburg Pincus LLC, uma empresa de assessoria financeira com forte expertise em tecnologia aplicada à logística, com mais de 50 anos de história e investimentos em valores superiores a 86 bilhões de dólares em mais de 930 empresas em mais de 40 países. Desde então, a Sequoia passou por um processo de transformação, com a concepção de um planejamento estratégico de longo prazo para o seu negócio, visando a criação e operação da melhor solução de logística aos seus clientes.
A Companhia adota ferramentas reconhecidas de gestão, inclusive remuneração baseada em ações aos gerentes e principais funcionários, a implementação de uma cultura de meritocracia organizacional e o aprimoramento da governança corporativa e controles internos. Para a execução das ações previstas no planejamento estratégico concebido pelos acionistas da Sequoia, bem como para a gestão executiva, a Sequoia conta com uma equipe de administração profissional, composta por executivos qualificados e experientes, com uma média de vinte anos de experiência, plenamente alinhados aos objetivos da Companhia por um plano de incentivo de longo prazo, uma prática diferenciada no setor.
Alto crescimento orgânico e rentabilidade alavancada por meio de novas aquisições.
Ao longo de 11 anos de história, a Companhia tem seu crescimento balanceado entre orgânico e via aquisições. Desde 2010, a Sequoia já concluiu a aquisição / criação de onze empresas, sendo 5 delas após seu IPO, em outubro de 2020. Essas operações permitiram a expansão de seu alcance geográfico, ganho de densidade operacional, entrada em segmentos complementares de atuação, bem como sinergias operacionais, comerciais e financeiras. O seu histórico de sucesso em aquisições confere experiência na identificação de alvos, na avaliação de oportunidades e na conclusão do processo de aquisição, bem como em sua integração. Por meio da equipe de gestão, com protocolos de integração e processo de aquisição estruturado, a Sequoia tem alcançado indicadores financeiros e operacionais além dos inicialmente projetados para suas aquisições. O histórico de crescimento orgânico da Companhia, combinado com a sua experiência e histórico de aquisições, confere à Sequoia uma grande vantagem competitiva para crescer ainda mais no segmento de logística brasileiro, que permanece significativamente fragmentado.